11/08/2020 | Notícias

Novo recorde brasileiro na produção de grãos – 253,7 milhões de toneladas

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Com soja e milho como carro-chefe dos grãos, o número representa um crescimento de 4,8% sobre a produção da safra passada.

Os dados do 11º Levantamento de Grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgados nesta terça-feira (11), sinalizam para mais um recorde, com a marca de 253,7 milhões de toneladas na produção de grãos da safra 2019/20 do Brasil, um crescimento de 4,8% ou o equivalente a 11,6 milhões de toneladas sobre a produção da safra passada. O carro-chefe dos grãos foram a soja e o milho, representando quase 90% da produção nacional.

A soja já tem garantida a produção recorde estimada em 120,9 milhões de toneladas, com ganho de 5,1%. Também o milho total, com recorde assegurado pelos seus 102,1 milhões de toneladas, encerrou a primeira safra e caminha para o fechamento da segunda,

Já, as culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale) finalizam o plantio neste mês com estimativa de crescimento de 12,1% na área plantada, com destaque para o trigo, que sinaliza um crescimento de 14,1% e alcance de 2,33 milhões de hectares, podendo chegar a um recorde de 6,8 milhões de toneladas. Confirmada esta estimativa, será a maior marca na série histórica do País.

Os demais grãos, como algodão, arroz e feijão, também sinalizam um desempenho de produção superior ao último período. O arroz deve crescer 6,6% e colher 11,2 milhões de toneladas. O algodão aumenta 5,4%, prevendo uma produção de 2,93 milhões de toneladas de pluma. E o feijão total cresce 5,4%, alcançando 3,18 milhões de toneladas, dependendo da terceira safra que está em fase de colheita.

Exportações
Para a soja estima-se exportações sem igual este ano, com 82 milhões de toneladas, devido à expectativa de câmbio elevado e as negociações antecipadas. O arroz também tem boas perspectivas de mercado, com exportações recordes e crescimento do consumo interno. Para a safra atual, com uma balança comercial superavitária estimada em 400 mil toneladas e crescimento do consumo, projeta-se preço elevado ao longo de todo o período de comercialização da nova safra.

Fonte: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?