Pesquisa realizada pela LLamasoft, Ciclo Marketing e Insper, com foco no agronegócio, revela que 55% das empresas consultadas estão buscando soluções tecnológicas para melhorar a tomada de decisão de olho na boa gestão da cadeia de suprimentos.

O levantamento contou com representantes de mais de 30 empresas de diferentes segmentos do agronegócio, como sementes, agroquímicos, alimentos processados, proteínas animais e laticínios.

Segundo o trabalho, 49% classificaram a maturidade de seus processos de Supply Chain como “boa”, devido ao uso de ferramentas operacionais e transacionais. A modelagem, a análise de cenários como suporte à tomada de decisão e a mitigação de riscos são apontados como os grandes desafios do setor para 17% das companhias entrevistadas.

A pesquisa também revelou que a sustentabilidade das cadeias de suprimentos tem adquirido maior importância no ambiente de negócios. A maioria das empresas do agronegócio está adaptando suas estratégias de supply chain para considerar a dimensão de sustentabilidade, tanto localmente (38%), como seguindo estratégias globais adaptadas às condições locais (23%).

Fonte: Universo Agro