06/10/2020 | Notícias

Hexagon oferece soluções de produtividade para o setor sucroenergético

Tadeu Sakagawa

Tadeu Sakagawa

 

A tecnologia tem um papel fundamental para o Brasil manter a posição de maior produtor mundial de cana-de-açúcar, movimentando cerca de US$ 40 bilhões da economia nesse mercado, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

A plataforma HxGN AgrOn, da Hexagon, por exemplo, oferece produtos de tecnologia da informação para empresas do setor, integrando desde o planejamento, cultivo e colheita até o transporte. Com mais de 25 mil equipamentos em operação em 36 países, a empresa está envolvida atualmente nos processos de 46% da produção global de cana-de-açúcar.

Veja algumas das soluções que podem modernizar as operações e melhorar a produtividade do setor.

1 – Alocação de transbordo

Usando comunicação máquina a máquina (M2M) entre frente de trabalho e fila de transbordo, sem servidor e nem concentrador, o HxGN AgrOn Alocação Dinâmica de Transbordo é um sistema que sincroniza o ritmo de corte das colhedoras com a movimentação dos transbordos, indicando o momento ideal para o deslocamento desses tratores. Os equipamentos envolvidos devem ter computador de bordo e usar a conexão da rede local.

2 – Rastreabilidade de matéria-prima

A HxGN AgrOn Rastreabilidade de Matéria-Prima executa e monitora o rastreamento automatizado da cana-de-açúcar desde a origem no campo até a entrega na indústria. Primeiro, há uma comunicação entre os displays das colhedoras e dos transbordos e, depois, dos transbordos com as carretas que irão levar a cana-de-açúcar até às indústrias. Por fim, essas informações são entregues para os sistemas de recepção das indústrias junto com as matérias-primas.

3 – Agricultura de Precisão: piloto automático e monitoramento de máquinas

O HxGN AgrOn Piloto Automático permite que as rotas sejam planejadas do próprio equipamento, de um escritório ou de uma sala de controle. O sistema possui acionamento elétrico ou hidráulico, sendo compatível com a grande maioria dos tratores do mercado e, também, com máquinas predispostas. Sua performance ainda conta com tecnologia para correção de inclinação e manobras bruscas, sensores nas rodas que detectam desvios na trajetória e sistema de compensação de solo.

Já o HxGN AgrOn Monitoramento de Máquinas gerencia informações sobre as máquinas e frotas em campo, registrando de segundo a segundo a posição e a atividade que está sendo realizada no cultivo e na colheita de cana-de-açúcar.

4 – Sala de controle

O HxGN AgrOn Sala de Controle é uma estrutura de centrais de comando que gerencia de forma remota e centralizada todas as operações da produção sucroenergética. Todas as informações são passadas dos displays dos equipamentos para a nuvem da sala de controle por meio de canais de comunicação 3G, 4G, Wi-Fi ou satelital. Dessa forma, as centrais recebem dados de forma contínua e em tempo real, sendo possível comparar as atividades executadas com as metas de planejamento, rastrear as horas de trabalho e visualizar mapas e relatórios, inclusive com gráficos em dashboard. O produto ainda possui módulos com salas de controle dedicadas especificamente para os processos de preparo do solo, plantio, cultivo e tratos, colheita e transporte da cana-de-açúcar.

Fonte: Assessoria de imprensa

Tadeu Sakagawa

Tadeu Sakagawa

Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?